terça-feira, 29 de julho de 2014

Testes em animais. ( CRUELTY FREE )


Oi gente! Então...Resolvi falar sobre um assunto muito delicado, que teve polêmica ano passado, que são os Testes em animais.
Para aquelas que são muuuuito ligadas a estética e é contra isso, realmente é um grande problema, pois as empresas que testam estão mais perto do que imaginamos. No meu caso por exemplo, uso lentes de contato, não por estética mas por saúde mesmo, sou míope, e não existe nenhuma marca de lentes de contato ou materiais de higienização relacionados a mesma, que não realize testes.
Mas vamos falar pelo lado bom, existem muitas marcas realmente boas que fazem teste in vitro que são feitos normalmente em recipientes de vidro.

Mês passado saiu uma notícia que dizia o seguinte:
"A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que proíbe o uso de animais em testes para desenvolver produtos de uso cosmético, como maquiagem e cremes de combate ao envelhecimento. O texto agora segue para votação no Senado antes de ir à sanção presidencial.
"É vedada a utilização de animais e qualquer espécie em atividades de ensino, pesquisas e testes laboratoriais com substâncias que visem o desenvolvimento de produtos de uso cosmético em seres humanos", diz a proposta, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD-SP).

O texto prevê uma espécie de "carência" de cinco anos para que os laboratórios instalados no país possam usar animais para testar substâncias "novas", sem reação conhecida nos seres humanos.

A proposta passou a ser discutida e elaborada no final do ano passado, depois que ativistas invadiram a sede do Instituto Royal, em São Roque (SP), e levaram 178 cães da raça Beagle e sete coelhos usados em pesquisas de cosméticos."



- G1
 Para ler a notícia completa clique aqui


Separei algumas marcas bastante conhecidas que realizam testes e as que não realizam.

Marcas que NÃO realizam testes em animais:

 

Marcas que realizam testes em animais:
(Dove, Lux, Rexona, Axe,etc)
(Koleston, Wellaton, Naturella, Pantene, Oral-b, Always, head&shoulders, etc)

Não adicionei tantas marcas pois pesquisei, e cada site dizia uma coisa, então não sei qual está atualizado/certo.
Entrei no site de algumas marcas amadas pelas mulheres e que estava na "lista negra" e dizia o seguinte:

"A L'Oréal não faz mais testes em animais para qualquer um de seus produtos ou ingredientes, em nenhum lugar do mundo. A L'Oréal tampouco delega esta tarefa a outras empresas. A rara exceção permitida é se as autoridades regulatórias exigem este tipo de teste para fins de segurança ou regulatórios.
Q&A
1. A L'Oréal não realiza testes em animais desde março de 2013? Por que não assumiu seu novo posicionamento desde essa data?
A L'Oréal vem se preparando há mais de 35 anos para poder banir com toda e qualquer necessidade de testes em animais. E desde março de 2013, cumpre com rigor a nova legislação da União Europeia que proíbe a comercialização na Europa de marcas, cujos produtos ou ingredientes sejam testados em animais.
O comprometimento ético da L'Oréal é único no mundo todo e desde março o Grupo vem colocando em prática sua estratégia para estender esse compromisso para todos os países onde opera.
Agora, estamos prontos para comunicar que a L'Oréal não faz mais testes em animais para qualquer um de seus produtos ou ingredientes, em nenhum lugar do mundo. A L'Oréal tampouco delega esta tarefa a outras empresas. A rara exceção permitida é se as autoridades regulatórias exigirem este tipo de teste para fins de segurança ou regulatórios.

2. Vocês antes comunicavam que ainda tinham que recorrer a testes em ratos de laboratórios para menos de 1% das avaliações de segurança de novos ingredientes. O que mudou?  
Ainda não há métodos alternativos disponíveis para as avaliações de segurança de absolutamente todos os novos ingredientes, mas possuímos uma riqueza de dados acumulados durante um século, bem como uma bateria de ferramentas in vitro & in silico desenvolvidas por nossas equipes de pesquisa avançada que abastecem as nossas estratégias de avaliação preditiva. Também podemos contar com as nossas ferramentas de formulação e avaliação para maximizar o desempenho de ingredientes existentes e encontrar novas aplicações para eles.
Por isso, a L'Oréal não faz mais testes em animais para qualquer um de seus produtos ou ingredientes. A L'Oréal tampouco delega esta tarefa a outras empresas.

3. São os fornecedores que testam para vocês?
Não, não pedimos aos nossos fornecedores para realizarem testes em animais para nós. Quando um fornecer nos propõe um ingrediente, pedimos para examinar o dossiê de segurança. Se o dossiê contiver dados gerados através de testes em animais antes de março de 2013, a L'Oréal pode usar o ingrediente. Caso os dados tenham sido gerados depois de março de 2013 e forem para uma aplicação cosmética, a L'Oréal não pode usar o ingrediente.
Para que a inovação floresça, ela terá que contar com uma base comum de dados disponíveis e históricos. Todos os ingredientes disponíveis hoje já foram, um dia, testados em animais.

4. O que vocês querem dizer com "a única exceção é se for explicitamente exigido pelas autoridades regulatórias para fins de segurança humana"?
A exceção para a qual os testes em animais podem ser feitos é muito rara. De fato ela não ocorre desde março de 2013. A exceção se deve à multiplicidade de regulações no mundo. Em um país como a China, as autoridades realizam testes em animais para produtos acabados, enquanto a L'Oréal parou de testar os seus produtos desta forma desde 1989. Algumas autoridades podem às vezes não ter reconhecido ainda métodos alternativos em seu país e exigem a realização de avaliações de segurança em animais.
 
5. De que forma vocês verificarão a segurança de novos ingredientes sem testes em animais?
Há diferentes situações para a verificação de novos ingredientes:
  • Caso o novo ingrediente pertença a um grupo de substâncias cuja segurança humana é bem documentada, neste caso, usamos a herança de dados existentes para desenvolver por meio de analogia ou de extrapolação ("leitura cruzada"), sem nenhum novo teste em animais, um sólido raciocínio científico que está registrado em nosso dossiê de segurança.
  • Caso os novos ingredientes selecionados não pertençam a nenhum grupo conhecido de substâncias, nos certificamos de que sua avaliação de segurança possa ser feita por estratégias preditivas para determinados usos cosméticos sem ter que recorrer a nenhum teste em animais. Os rápidos avanços na ciência, nas tecnologias e nos métodos preditivos * devem nos permitir em um prazo relativamente curto realizar a avaliação de segurança de todos os nossos ingredientes sem restrições ou sem recorrer a animais.
* A avaliação preditiva é um método que avalia a segurança e a eficácia de produtos e ingredientes sem usar animais em laboratório e reduzindo os testes clínicos em humanos. Esta expertise integra o design molecular, a engenharia de tecidos, a toxicologia computacional, a ciência ômica, a tecnologia de imagens, entre outros.

 6. Vocês colocarão o selo « Cruelty Free » em seus produtos?
Não. O selo « Cruelty Free »ou outros selos são ambíguos em nossa opinião, na medida em que acatam produtos e ingredientes que tenham sido testados em animais antes de uma determinada data.

Estes selos não garantem a qualidade ou a segurança de produtos cosméticos. A L'Oréal, por sua própria iniciativa, parou de testar os seus produtos em animais desde 1989, e continua a atender às necessidades de homens e mulheres no mundo inteiro com produtos seguros e eficazes.

7. E quanto à China?
Na China, as autoridades regulatórias realizam, em seus centros de avaliação, testes em animais para produtos cosméticos acabados antes que estes produtos sejam colocados em seu mercado. Achamos que estes testes são desnecessários, mas não podemos impedi-los.
Estamos trabalhando em estreita colaboração com as diferentes autoridades regulatórias chinesas para que haja mudanças rápidas na estrutura regulatória de produtos cosméticos que exigem testes em animais, e para que seja reconhecido o valor de diferentes métodos alternativos hoje validados em muitos outros países.
A L'Oréal, portanto, contribuiu em novembro de 2013 com a primeira fase para a validação de um método alternativo para irritação da pele na China. 

8. Os seus produtos continuarão sendo seguros após março de 2013?
Sim, A L'Oréal nunca comprometeu, nem nunca comprometerá, a avaliação de segurança de seus produtos. Mantemos continuamente nosso compromisso para com todos os consumidores no mundo de comercializar apenas produtos cuja segurança tenha sido rigorosamente avaliada.

9. Quais são as marcas da L'Oréal que ainda fazem testes em animais?
Nenhuma das marcas da L'Oréal conduzem ou prescrevem testes em animais. 

10. A L'Oréal realiza/já realizou testes em animais no Brasil?
A L'Oréal nunca realizou testes em animais no Brasil."



" A Mary Kay está comprometida com o fim de teste em animais e defende fortemente a utilização de métodos alternativos para garantir a segurança de seus ingredientes e produtos. Nós não conduzimos teste em animais em nossos produtos ou ingredientes, tão pouco pedimos a terceiros que façam isso em nosso nome, exceto quando absolutamente requerido por lei. Por mais de duas décadas, somos líderes globais no desenvolvimento de métodos alternativos para garantir a segurança do produto. Este compromisso se mantém até hoje, em parceria com agências regulatórias globais, que gerenciam segurança em cosméticos, grupos de proteção aos animais e líderes de pesquisa em métodos alternativos."

Mesmo assim, ambas marcas continuam na lista imprópria. 
Como esse assunto é muito complicado, e impossível falar sobre tudo relacionado a ele, mas a ideia do post é mostrar um pouco o que muitas ainda não tinham visto, que é a crueldade rondando nossa vida, que infelizmente, (dependendo do produto) é quase impossível de banir.

É isso galera, espero que tenham gostado. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário